Por que o Brasil Não Tem Furacões?

O Brasil, frequentemente chamado de “terra abençoada”, não sofre, portanto, com furacões como outras regiões do mundo. Além das crenças populares, há explicações científicas para essa proteção natural. A costa brasileira, especificamente, não reúne, assim, as condições climáticas necessárias para a formação de furacões. Neste artigo, exploramos, dessa forma, os fatores que mantêm o Brasil fora do caminho desses eventos devastadores e relembramos, então, o Furacão Catarina, o único da história do país.

Condições para Formação de Furacões
Furacões são fenômenos climáticos que se formam, portanto, quando uma série de condições específicas se alinham. Uma das principais exigências é, assim, a temperatura da água do oceano, que precisa estar, então, acima de 27°C. No Brasil, as águas do Oceano Atlântico raramente superam os 26°C, o que já impede, dessa forma, a formação de furacões na região. Além disso, para que um furacão se desenvolva, é necessário, assim, umidade suficiente, mudanças de pressão atmosférica e a presença de ventos que contribuam, dessa forma, para o ciclone. Essas condições, em sua maioria, não estão, então, presentes na costa brasileira.

O Furacão Catarina: Exceção na História Brasileira
Há exatos 20 anos, o Brasil registrou, portanto, seu único furacão: o Furacão Catarina. O fenômeno atingiu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deixando, assim, um rastro de destruição. O Catarina começou como um ciclone extratropical a cerca de 1.000 km da costa, mas acabou adquirindo, dessa forma, as características de um furacão, com ventos de até 150 km/h. O evento causou, então, a morte de 11 pessoas, destruiu mais de 1.500 casas e forçou a decretação de estado de emergência em 14 municípios. Embora raro, esse furacão se formou devido a condições atípicas que dificilmente se repetem no Brasil.

Ciclones no Brasil: Mais Comuns do que Furacões
O que o Brasil geralmente enfrenta são, portanto, ciclones extratropicais e subtropicais, que se formam, assim, em áreas de maior latitude e não possuem, dessa forma, a mesma força destrutiva dos furacões. Esses ciclones, embora possam, então, causar estragos, não são tão intensos quanto os eventos que ocorrem no Caribe e no Golfo do México. A costa brasileira está, então, mais sujeita a ventos fortes e tempestades associadas a esses sistemas.

Por Que a Flórida é Alvo Constante de Furacões?
A situação é, portanto, bem diferente em locais como a Flórida e o Golfo do México, que enfrentam, assim, ciclones tropicais e furacões todos os anos. Segundo o climatologista Andrew J. Kruczkiewicz, da Universidade de Columbia, o Golfo do México possui, dessa forma, águas rasas que aquecem rapidamente, criando, então, um ambiente ideal para a formação desses fenômenos. Além disso, as ondas tropicais que se formam na África Ocidental atravessam o Atlântico, encontrando, assim, condições perfeitas para evoluírem em furacões poderosos, como, por exemplo, o Furacão Milton, que atualmente ameaça a Flórida com ventos de até 250 km/h.

Conclusão:
O Brasil, por razões climáticas, está protegido contra a formação de furacões, sendo um país mais suscetível a ciclones subtropicais e extratropicais. O único evento registrado, o Furacão Catarina, foi uma rara exceção, mas ainda assim não se compara à frequência e intensidade dos furacões que atingem outras partes do mundo, como a Flórida.
Pergunta e Resposta:
Por que o Brasil não tem furacões?
O Brasil não possui as condições climáticas ideais para a formação de furacões, como águas oceânicas quentes acima de 27°C.O que foi o Furacão Catarina?
O Furacão Catarina foi o único furacão registrado no Brasil, que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 2004.Qual a diferença entre ciclones e furacões?
Ciclones e furacões são sistemas de tempestades, mas furacões são ciclones tropicais que ocorrem em áreas de águas quentes e com maior intensidade.Quais são as condições necessárias para a formação de um furacão?
As condições incluem temperaturas oceânicas acima de 27°C, alta umidade, ventos favoráveis e mudanças de pressão atmosférica.Por que a Flórida tem tantos furacões?
A Flórida está em uma área de águas quentes e rasas, propícias à formação de furacões, além de receber ondas tropicais da África Ocidental.
Agradecimento
Agradecemos por ler nosso artigo! Além disso, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso site para se manter atualizado sobre tudo que acontece no mundo. Portanto, continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade. Além disso, estamos sempre trazendo as últimas informações para você. Fique ligado e aproveite nossos artigos!
Categorias
- Animais (7)
- Culinárias (4)
- Curiosidades (10)
- Diversos (7)
- Entretenimento (17)
- Esportes (5)
- Saúde e Bem Star (3)
- Tecnologia (1)
- Veículos (38)
- Viagens (27)
As mais lidas
Recomendamos

Florença Berço do Renascimento
Florença: O Berço do Renascimento Florença, localizada na região da Toscana, Itália, é uma cidade deslumbrante e conhecida mundialmente como o berço do Renascimento. Rica em história, arte e cultura,

Roma: História e Sabores
Roma: Uma Viagem no Tempo e no Paladar Roma, a Cidade Eterna, é um tesouro de história, cultura e beleza, capaz de encantar visitantes de todas as partes do mundo.

Cadillac Escalade IQ
Cadillac Escalade IQ 2025: Luxo e Inovação em Cada Detalhe O Cadillac Escalade IQ 2025 redefine o conceito de luxo automotivo ao combinar motorização totalmente elétrica com tecnologia de ponta.

Brasil Conquista Copa Futsal
Brasil Domina a Argentina e Conquista a Copa do Mundo de Futsal 2024 A Seleção Brasileira, então, mostrou mais uma vez sua força no futsal ao derrotar, portanto, a Argentina

Cabelo Maluco Infantil
Transforme o Visual das Crianças com a Moda do “Cabelo Maluco” A moda do “cabelo maluco” em crianças, portanto, é uma tendência divertida e cheia de imaginação que, assim, continua

Novo SUV de 7 lugares
Novo SUV de 7 Lugares da Mitsubishi: Posicionado Abaixo do Outlander A Mitsubishi está pronta, então, para surpreender o mercado com o novo SUV de 7 lugares, que será posicionado,